O Tempo das Esperas.
Quando de nós nada restar além da alma,
E tudo for passado ao fim do futuro,
Faça de contas que a luz quando se apaga
Não torna mais ausente o que é escuro.
Faça da ausência uma doce harmonia
Que vem e traz o tempo entre pausas ,
Guarde no caderno de sonhos esses dias
Para que também não restem traumas.
Mire o horizonte além de outras ilhas
E além dos limites das jaulas e das celas
Já desvendamos os possíveis enigmas
E nossa vida para sempre será terna.
Por certo terá sido longa, mas como medi - la
Se não podemos contar o tempo das esperas ?
Hoje assim que acordei...comecei a pensar constantemente nessa poesia.que me deixou intrigada! Então resolvi fazer uma análise .
Porque não podemos contar o tempo das esperas ?
Esta poesia toda em si é cheia de mistérios e complexidade.
...`` Mire o horizonte além de outras ilhas
e além dos limites das jaulas e das celas``...
Estamos presos ? Em nossos pensamentos, em nossas casas , e em nossos próprios sonhos?
Ou será que é a fatídica frase que a isso definiria :--- Veja sempre as coisas, os fatos , a vida de formas e ângulos diferentes?
Dê uma nova visão as coisas!
...`` Tempo das esperas``...
Esperamos que os sonhos se concretizem..
Esperamos que a vida nos traga coisas boas,
Esperamos alguém a quem amar,
Esperamos que alguém nos ame,
E esperamos não sofrer...
Esperamos que o tempo nos envelheça, mas que também nos amadureça;
Nos tornando pessoas mais sábias.
-Quer saber ? Acho que a vida é não entender tudo sempre que queremos,pois existem coisas que não tem explicação.O amor por exemplo,de onde vem esse sentimento? Das reações do cérebro? Reações químicas e em cadeia,onde desenvolvem -se sensações ainda não explicadas ? Ou seria do coração? Um músculo apenas responsável também pelo funcionamento de nosso corpo,só que nesta afirmaçãp existem palavras coerentes e reais,já o cerebro é um orgão muito complexo.
-Então seria...da convivência?...do destino?....das afinidades pessoais?...mas afinal, o amor dura para sempre , em sua intensidade? Tem fim , é eterno?
Não sei...não sei sobre isso e sobre muitas coisas que não entendo...e que não tem explicação correta..
-Somos seres únicos e individuais....certo? Então cada um de nós carrega a resposta para suas próprias dúvidas...
-Mas quer saber ? Eu acho que esse é o objetivo de toda poesia,crônica,livro ou texto.Fazer com que as pessoas saiam da mesmice de suas vidas, e sintam o que está escrito, tentem entender o pensamento de quem os escreveu.
-Aí sim estão as resposta!
-Mas , e quanto ao tempo das esperas ???
...`` Faça da ausência uma doce harmonia
Que vem e traz o tempo entre pausas``...
Daniela Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário